Ecologia Médica

Fitoterapia

Fitoterapia é a utilização de plantas para tratamento medico. Podemos utilizá – las na forma de chá, cápsulas, tintura, extrato fluido, e sendo usada apenas uma erva ou em combinação com outras plantas como é comum na Medicina Tradicional Chinesa. No caso da erva ser usada isolada, temos a fitoterapia com indicação específica, por exemplo, Harpagophyti (garra do diabo) para tratamento de artrite. Nas combinações de fórmulas tradicionais chinesas um exemplo é a Suan Zao Rentang que acalma o Shen e nutre o sangue do coração, que traduzido para nossa linguagem, pode ser usado para insônia e depressão, e é composto por Ziziphis seminis, Poria cocos, Anemarrhena, Conioselinium e Radix glycyrrhizae.

Usamos varias partes das plantas, de acordo com a necessidade, frutos, folhas, caule e raízes, sendo que a mesma planta pode ser usada em diferentes distúrbios, dependendo da parte utilizada. Por exemplo, canela (Cinnamomum) a casca age no interior aquecendo os órgãos e os meridianos (canais de circulação de energia) e os galhos e folhas atuam no exterior eliminando o frio e o efeito sudorífico.

As raízes agem principalmente na Energia YIN, enquanto as folhas e flores agem preferencialmente na Energia YANG. Na Medicina Chinesa usamos a influencia dos sabores na circulação de energia:

– amargo: ação centrípeta e estabiliza (coração)
– doce: ação tonificante e suavizante (baço – pâncreas)
– acido: age harmonizando e transformando (fígado)
– salgado: age mobilizando e ascendendo (rim)
– picante: age dispersando e centrifuga (pulmão)

A cor é outra variável na ação do medicamento:

– Coração: elemento fogo – vermelho – raiz de sálvia
– Baço – pâncreas: elemento terra – amarelo – raiz de alcaçuz
– Fígado: elemento madeira – verde – flor da alcachofra
– Rim: elemento água – preto – gergelim preto
– Pulmão: elemento metal – branco – semente de mostarda branca

Por fim, outro aspecto importante na classificação fitoterápica da Medicina Tradicional Chinesa é a energia, capacidade da erva em gerar calor ou frio conforme a necessidade. Podem ser de ação fria, quente, refrescante, amornante ou neutra.

O conhecimento das propriedades das ervas é essencial para que possamos indicar a(s) erva(s) em cada caso, nisto a experiência milenar da medicina chinesa, seja usando fitoterápicos nacionais e/ou chineses, nos dá embasamento e segurança para a prescrição.