Ecologia Médica

Orgãos e Vísceras

O intuito de falar destes órgãos associados é mostrar a importância e as funções que cada conjunto controla.

São chamados de Zang-Fu (órgãos e vísceras) na Medicina Tradicional Chinesa. O coração, o fígado, o baço – pâncreas, o pulmão, o rim e o pericárdio (circulação – sexo) são os seis órgãos Zang, e suas funções fisiológicas são formar e armazenar as substancias nutritivas fundamentais como o sangue (Xue), essências vitais e os líquidos corporais.

O intestino delgado, a vesícula biliar, o estomago, o intestino grosso, a bexiga e o triplo aquecedor (Sanjiao) são conhecidos como os seis órgãos Fu, cujas funções principais são receber e digerir os alimentos, absorver as matérias nutritivas, transformar e excretar os dejetos.

Além dos Zang-Fu, existem outros órgãos chamados de Fu Extraordinários, entre eles o útero e o cérebro.

Os órgãos Zang são diferentes dos Fu quanto a função, mas isto é relativo, pois existe uma relação muito estreita nas diversas atividades fisiológicas e na estrutura, o que condiz com a característica da Medicina Tradicional Chinesa que é considerar o corpo como um todo fisiopatológico e se adapta à nossa filosofia de Ecologia Medica.
 


Órgãos Zang-Fu

1. Coração – O coração comunica – se com o intestino delgado mediante os canais e colaterais (cada órgão Zang apresenta um órgão Fu correspondente e com o qual trabalha em equilíbrio). O coração manifesta- se na língua através da cor, forma, movimento e paladar. Diz – se que a língua é um broto do coração. As principais funções são controlar o sangue e os vasos sanguíneos e firmar a mente (aqui mente significa consciência e atividade do pensamento, a razão).

2. Fígado – O fígado comunica –se com a vesícula biliar. Ele se reflete nos olhos e nas unhas. As funções fisiológicas são armazenar e regular a quantidade do sangue, esta função tem influencia sobre a menstruação. Tem as funções de dispersão e drenagem importantes para a circulação da energia vital no organismo. O fígado controla o Jin que significa tendões e ligamentos, que bem nutridos, permitem o movimento natural das articulações. O fígado relaciona – se com as emoções de depressão, a raiva e a irritabilidade.

3. Baço – Pâncreas – O BP comunica – se com o estomago. Ele se reflete na boca e lábios. Suas funções são controlar o transporte e transformar os nutrientes, sólidos e líquidos. Controla o sangue dentro dos vasos (hemorragia), controla os músculos mantendo – os com tônus. Mantém os órgãos em sua posição evitando sua queda. A emoção do BP é de remoer situações vividas e não superadas.

4. Pulmão – O pulmão comunica – se com o intestino grosso. Ele se reflete no nariz. As principais funções são controlar o QI e a respiração (inala o Qi puro da natureza e elimina o Qi turvo), comunicar e regular as vias dos líquidos. CONTROLA A PELE E OS PELOS. Sua relação de emoção é a magoa e o arrependimento.

5. Rim – O rim comunica – se com a bexiga. Reflete-se nas orelhas. Suas funções são armazenar o Jing (essência vital), relacionada à reprodução e ao crescimento, gerar a medula, nutrir o cérebro, controlar os ossos e transformar o sangue. Capta o Qi e os líquidos transportados pelo pulmão e faz a separação dos líquidos puros dos que serão excretados. Sua principal emoção é o controle do medo.

6. Pericárdio ou Protetor do Coração ou Circulação – Sexo – O pericárdio tem a função de manter o ritmo do coração, através do equilíbrio do sistema nervoso autônomo. Trabalha com o Triplo Aquecedor que conjuntamente tem a função de regular o sistema nervoso simpático – parassimpático nos órgãos e vísceras do corpo humano.

7. Este e um resumo da visão da M.T.C. sobre algumas funções dos órgãos e vísceras do corpo humano.