Ecologia Médica

Iridologia

Acima concepção artística da disposição dos órgãos na íris.

 

A iridologia estuda e analisa os sinais, suas variações de forma e cor na íris (parte colorida dos olhos). Cada área ou região da íris corresponde a uma região do corpo humano. Isto é possível através do sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo, gânglios estrelar e cervical superior e pares cranianos (III par), que fazem as conexões que justificam a comunicação do corpo com a íris.

Podemos avaliar a constituição física em boa, regular ou fraca de acordo com a disposição das fibras das íris. Quanto mais próximas suas fibras, melhor a constituição, ou seja, mais rapidamente o organismo pode se recuperar de uma doença com menos sequelas.

Mudanças de coloração indicam agressão ao tecido e às células naqueles órgãos correspondentes, e não uma doença específica. As colorações esbranquiçadas ou claras em determinada região podem indicar um processo irritativo ou agudo, se o sinal for mais escuro que a cor ao seu redor indica cronicidade com tendência à degeneração.

O exame é feito com lentes de aumento e iluminação dirigida que amplifica e evidencia as áreas examinadas.

Este é um dos mapas mais utilizados atualmente para iridologia clinica.

 

Outro sistema de analise das íris chamado de Rayid interpreta os sinais, relacionando–os com as características comportamentais das pessoas. Abaixo esquema deste mapa.

 

 

Na iridologia clínica, os sinais interpretados nos dão indicações variadas, como excesso de estresse, deficiência do Fígado/Vesícula, tendência à miomas ou problemas na próstata etc.

Funciona como um exame de pulso ou de língua na Medicina Tradicional Chinesa ou como um exame propedêutico na clínica médica, favorecendo com informações a analise do quadro clínico, seu diagnóstico e tratamento de maneira completa. Este exame fornece dados para a escolha de alimentos (de preferência orgânicos), vitaminas e minerais que supram as áreas do corpo com deficiência p. ex. pele, coração, órgãos genitais, cérebro e assim por diante conforme a área analisada