Ecologia Médica

Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa é baseada no equilíbrio de energia no organismo, esta Energia permanece em constante movimento e recebe o nome de Yin e Yang.

A data de sua origem é desconhecida, mas foram encontrados no Oriente cascos de tartaruga com escritos sobre o tratamento com acupuntura datada de 2700 a.C.

O Ocidente conheceu a acupuntura no século XVII através dos jesuítas da Missão Cientifica Francesa de Pequim. Em 1683, um médico holandês Ten Rhyne, publicou sua experiência clinica obtida no Japão e E. Kempfer, no século XVIII publicou trabalhos sobre o tratamento de colites usando acupuntura e moxabustão.

O primeiro tratado médico foi o Nei Ching (Tratado Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo), escrito há 2500 anos.

O grande impulso veio através de Soulie de Mourant no século XX (1934) quando publicou seu livro Compendio de Acupuntura, o que facilitou o acesso dos médicos ocidentais a esta terapia milenar. Apesar de ser conhecida como um tratamento eficaz para dores como enxaqueca, hérnia de disco, distúrbios menstruais, reumatismos, distúrbios neuro-circulatórios etc. na realidade atua na causa destes problemas, evitando que os mesmos se agravem.

Hoje, no Brasil, a acupuntura é uma especialidade reconhecida, sendo amplamente utilizada para problemas agudos e crônicos, não tendo contra-indicações, sendo compatível com qualquer terapia associada. Além da Acupuntura, a Medicina Tradicional Chinesa abrange também a Fitoterapia, Meditação, Práticas Corporais e Alimentação correta.

Uma de suas principais aplicações em nossa clínica é o tratamento e controle do estresse, que é fato comum nos dias atuais e que apresenta resultado comprovado.

 “Para se atingir um estado de harmonia devemos ter mente correta, atitude correta e comportamento correto”