Ecologia Médica

Probióticos

Suplemento composto por microrganismos vivos, que favorecem a absorção de nutrientes e ajudam a manter o equilíbrio das bactérias da nossa flora intestinal prevenindo infecções por bactérias patogênicas (não fazem parte da nossa flora intestinal) que além de prejudicarem a absorção de alimentos, debilitam o organismo favorecendo o aparecimento de infecções sistêmicas.

As bactérias probióticas produzem compostos inibidores, como as bacteriocinas e defensinas, proteínas que inibem a proliferação de bactérias patogênicas. Outras características dos probióticos são a produção de peróxido de hidrogênio (inibe a proliferação de E. coli, Shiguela, Salmonela, etc.), ativa a imunidade humoral e celular (aumentando a atividade fagocitária), a síntese de imunoglobulinas (IgA), ativação dos linfócitos T e B e favorecem na digestão da lactose (através da produção da enzima beta – galactosidae).

É importante que o probiótico tenha adesão às vilosidades intestinais como o Lactobacilus plantarum 299. Como a maioria não tem adesão permanente à mucosa, é importante a ingestão diária de produtos com estes microrganismos.