Ecologia Médica

Medicina Ortomolecular

A Medicina Ortomolecular estuda e analisa o estresse oxidativo e procura corrigir os fatores desencadeantes que o mesmo provoca nas células do corpo humano. O termo ortomolecular foi citado inicialmente por Linus Pauling, premio Nobel de química na década de 1950.

Além da história e exame clínico, base de qualquer tratamento médico, será analisado durante a consulta o excesso e a deficiência de vitaminas e minerais através das alterações no teste biológico microscópico da gota de sangue, também chamado de teste HLB, H de Heitan, L de Lagard, B de Bradford, autores deste exame. Utilizamos para a desintoxicação de metais tóxicos, doses dinamizadas homeopaticamente destes mesmos metais de forma a fazer com que o organismo participe ativamente do processo de excreção e assim não necessitamos fazer uso de soros intravenosos, evitando reações desagradáveis aos nossos pacientes.

Este exame consiste em analisar as anomalias da estrutura sanguínea detectando as reações anormais do oxigênio molecular e as oxidações celulares. Toxinas do meio ambiente e as toxinas produzidas pelo nosso próprio organismo perturbam o processo de oxirredução. Este estado irá criar um desequilíbrio das funções enzimáticas. Certas enzimas e biocatalisadores são essenciais a vida orgânica como, por exemplo, a catalase e o glutation.

O exame microscópico ira revelar uma estrutura anormal com tendência a agravar-se com a doença, células com alterações nas suas fibras e manchas, e espaços celulares. Isto caracteriza a cronicidade da doença e seu caráter degenerativo, e o que em Ecologia Medica chamamos de "mucosidade".

O conceito de estresse oxidativo é levado em consideração nas tomadas de decisão clínica. Para isto, uma análise rigorosa do grau de estresse oxidativo é indispensável na escolha dos métodos para abolir os efeitos nocivos dos radicais livres e estabelecer barreiras protetoras das funções celulares vitais, melhorando e mantendo a saúde e qualidade de vida do paciente retardando o envelhecimento celular. Para isto, utilizamos de acordo com o quadro clinico do paciente, homeopatia, vitaminas, minerais, orientação alimentar e tipos de atividade física.